segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

LUÍSA MAÍTA

Sem preconceitos

 Luísa: boas composições no disco de estréia

Por Julio Cesar de Barros

Do Grajaú, onde viveu até os 12 anos de idade, para o Bixiga, onde cresceu, Luísa Maita levou o conhecimento da vida na periferia da grande cidade. Mas em vez de chupar o limão, fez uma limonada. Autora de Madrugada e Amado samba, sambas clássicos gravados pela cantora Virgínia Rosa, ela mostrou seu talento no disco de Rodrigo Campos (2009). Filha de músico, ela tem uma vivência intensa no meio, tendo convivido com artistas de expressão, como Moacir Santos, Guilherme Vergueiro, Nana Vasconcelos e Paulinho da Viola. É dela a voz que enfeita os vídeos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, apresentados em Copenhagen pelo COB. Luísa estudou canto, ganhou experiência atuando na noite, participou de gravações, compôs e, sem pressa, foi construindo seu caminho num rumo sólido, consistente. Primeiro como cantora e compositora do grupo Urbanda, com o qual lançou um disco em 2003, depois investindo na carreira solo, coroada com esse primeiro álbum, Lero-Lero (Oi Música), há mais de dois anos em preparação.

Oito das onze faixas do disco são de sua autoria. Rodrigo Campos assina outras três, uma em parceria com Luíz Felipe Gama, outra com Morris Picciotto. Com influências múltiplas, que vão da música pop e eletrônica ao samba e à bossa nova, sem preconceitos, o disco tem a colaboração preciosa de músicos talentosos e de arranjos justos, enxutos, que emolduram na medida a voz de Luísa. Paulo Lepetit (baixo e programação eletrônica), Rodrigo Campos (violão, cavaquinho, repique de mão, tamborim e surdo), Kuki Storlarski e Sérgio Reze (bateria), Théo da Cuíca e Jorge Neguinho (cuíca), Siba (rabeca), Fabio Tagliaferri (viola) e Swami Jr (violão), formam a cozinha bem planejada. Lero-Lero é um trabalho no qual Luísa exibe  versatilidade nas composições e uma sensualidade que se estende às fotos que ilustram seu trabalho.

Além da distribuição no formato tradicional de CDs, o álbum tem suas faixas disponíveis para ser baixadas em formatos digitais: ringtones, truetones, ringbacktones e faixas completas, no celular e computador, incluindo o download do álbum completo. Será lançado, também, um aplicativo que possibilitará levar o disco para plataformas Apple (iPhone, iPod touch e iPad). No aplicativo, ainda, notícias, fotos, agenda de shows e uma rádio especial de Luísa, onde os fãs poderão ouvir todas as músicas e assistir a vídeos da cantora. Para baixar o disco completo ou apenas algumas faixas: http://luisamaita.com.br/site/PT/lojinha/.

Veja o vídeo de Fulaninha:




 
O disco de Luísa: estréia na carreira solo em grande estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário