O gênio que criou a Bossa Nova
Por Julio Cesar Cardoso de Barros
Ao
completar 80 anos, em 2011, o cantor João Gilberto, um dos mais respeitados músicos
deste país, planejava uma turnê com um total de oito apresentações, por cidades
como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, com início
previsto para 29 de agosto e término em 30 de novembro daquele ano. Era o projeto 80 anos. Uma Vida Bossa Nova, que deveria gerar CDs e DVDs. Por motivos de saúde, a turnê foi adiada.
O
baiano João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu no dia 10 de junho, há 80
anos, na cidade de Juazeiro. Ainda menino começou a dedilhar um violão que
ganhou do pai e formou um grupo musical adolescente chamado Enamorados do
Ritmo, no qual experimentou o gosto pelo exercício vocal que o levaria a tentar
a carreira de cantor em Salvador, no final da década de 40. Em 1949 foi
contratado pela rádio Sociedade da Bahia, como crooner. Na década seguinte,
seguiu para o Rio, onde integrou o grupo Garotos da Lua, com o qual
gravou dois discos, em 1951, e onde conheceu jovens de classe média
apaixonados pela música americana. Entre eles, Antonio Carlos Jobim, com quem
se tornaria fundador da Bossa Nova, um movimento inspirado no melhor da canção
brasileira, notadamente o samba, com uma influência cool do jazz, que ouviam
sem parar nas reuniões dos apartamentos da Zona Sul carioca. O novo ritmo
encontrou palco privilegiado nas pequenas casas noturnas do Rio, de clima mais
aconchegante. Seus intérpretes são herdeiros de um jeito de cantar que destoa
da tradição dos cantores de voz exuberante, como Francisco Alves, Vicente
Celestino, Carlos Galhardo, Gilberto Alves e outros tantos. Sua escola remonta
a Mário Reis, passa por Tito Madi, com um jeito de cantar mais leve, de voz
pequena, mais intimista.
Os
músicos da Bossa Nova eram fortemente influenciados não apenas pelo jazz e
pelas canções que marcaram a era de ouro do rádio, que ouviam loucamente, mas
também pela fossa, pela dor-de-cotovelo cantada no samba-canção, que marcou a
música brasileira dos anos 50 e emprestou-lhes seu tom recatado. O marco
oficioso do surgimento do novo subgênero musical brasileiro é o lançamento de Chega
de Saudade (Tom e Vinicius) na voz de João Gilberto, em 1958. No mesmo
ano, ele lançaria a ousada Desafinado, um hino do movimento, que
pregava a despretensão, o minimalismo, a parcimônia harmônica e poética, em
contraponto à exuberância de nossa tradição musical de então, que sobrevivia
forte na voz de jovens como Cauby Peixoto, Ângela Maria e tantos outros grandes
intérpretes que assumiam o bastão que lhes foi entregue por Chico Viola, Dalva
de Oliveira e Orlando Silva. Há quem afirme que foi a batida de violão de João
Gilberto que consolidou a Bossa como um novo estilo musical. Um violão que
segura o ritmo com sutis desenhos assimétricos nos acordes. Não à toa ele se
deu tão bem cantando sambas sincopados. O espanto do violão heterodoxo de João
Gilberto se fez notar primeiramente no LP Canção do Amor Demais
(1958), de Elizeth Cardoso, a quem acompanha na faixa Chega de saudade
(Tom Jobim e Vinicius de Moraes), causando escândalo em uns e provocando
muxoxos de outros.
Primeiro álbum: um marco na MPB
Em
1959 ele lançou seu primeiro álbum, Chega de Saudade, produzido por
Aluysio de Oliveira, com arranjos e parcerias de Jobim. Lá estavam alguns
clássicos da nossa canção em releituras que os marcaram para sempre, entre eles
Aos Pés da Santa Cruz (Marino Pinto e Zé da Zilda), Morena Boca de
Ouro e É Luxo Só (Ary Barroso e Luís Peixoto), Rosa Morena
(Dorival Caymmi). Os velhos sucessos ganhavam roupa nova e rivalizavam com as
composições de jovens autores da Bossa, como Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli (Lobo
Bobo) e o próprio João (Bim Bom).
Com Tom Jobim: primeiras bossas
A
Bossa ganhou as ondas do rádio e ultrapassou as fronteiras do país, com seu
sotaque universal, que tornava nosso samba mais palatável ao gosto estrangeiro.
A partir daí, a carreira de João subiu acelerada como um foguete. Seu
reconhecimento internacional foi instantâneo e tão vigoroso quanto as críticas
conservadoras de nacionalistas empedernidos, que acusavam os bossa-novistas de
serem americanizados. No ano de 1960 João lançou o álbum O Amor, o Sorriso
e a Flor, com a atrevida Samba de Uma Nota Só (Tom Jobim e Newton
Mendonça). Em 1961, o terceiro LP, que levava seu nome no título, repetindo a
fórmula: O Barquinho, dos jovens bossa-novistas Roberto Menescal e
Ronaldo Bôscoli, e clássicos como Samba da Minha Terra e Saudade
da Bahia, de Caymmi, que ele cantaria ao longo de toda a carreira,
apurando a cada apresentação o dedilhado do violão e a colocação da voz. A
Capitol lançou nos Estados Unidos no mesmo ano um álbum do cantor baiano - Brazil's
Brilliant João Gilberto – que lhe abriria as portas do mercado americano.
Como
consequência, no ano seguinte realizou-se em Nova York o Bossa Nova
Festival, no qual João dividiu o palco do Carnegie Hall com o pianista e
parceiro Tom Jobim e o poeta Vinícius de Moraes, além do músico Milton Banana e
do vocal Os Cariocas, resultando do show o álbum Bossa Nova at Carnegie
Hall. O sucesso foi tanto que João ficou por lá mesmo, se apresentando sem
parar. Ainda em 1962, relançou lá o LP João Gilberto, com o título Boss
of the Bossa Nova, pelo selo Atlantic, que no ano seguinte lançaria mais
um disco (The Warm World of João Gilberto), com os sucessos que não
constavam do primeiro.
O
som cool de João atraiu a atenção do pessoal do jazz, e em 1963 ele foi
convidado a gravar um disco com Stan Getz (Getz/Gilberto), no qual
aparece a versão do sucesso de Tom e Vinícius The Girl From Ipanema, na
voz de Astrud Gilberto, e mais clássicos do cancioneiro nacional e sucessos já
consagrados da Bossa, como Doralice, Pra Machucar Meu Coração,
Desafinado, Corcovado, Só Danço Samba, O Grande Amor e Vivo Sonhando.
O disco alcançou o 2º lugar na parada da revista Billboard, onde ficou por
quase dois anos. Em 1965, o trabalho lhe valeu o Grammy de melhor
álbum. O resto é história que se repete. A Bossa Nova sucumbiu aos modismos do
mercado fonográfico, intérpretes e compositores se bandearam para novas searas,
mas João Gilberto permaneceu fiel às suas convicções estético musicais. O gênio
baiano chega aos 80 se apresentando cada vez menos e cada vez melhor.
DISCOGRAFIA*
1. Quando Você Recordar/Amar é Bom (1951, Brasil) Todamerica 5075
Recorded: April 9, 1951 (as a member of Garotos da Lua)
78 rpm single
2. Anjo Cruel/ Sem Ela (1951, Brasil) Todamerica 3120
Recorded: September 27, 1951 (as a member of Garotos da Lua)
78 rpm single
3. Quando Ela Sai/Meia Luz (1952, Brasil) Copacabana 096
Recorded: August 1952
78 rpm single
4. Chega de Saudade/Bim Bom (1958, Brasil) Odeon 12725/6
Recorded: July 10, 1958
78 rpm single
5. Desafinado/Hô-bá-lá-lá (1958, Brasil) Odeon 13059
Recorded: November 1958
78 rpm single
6. Chega de Saudade (1959, Brasil) Odeon MOFB 3073
Recorded: Chega de Saudade, Lobo Bobo, Brigas Nunca Mais, Hô-bá-lá-lá,
Saudade Fez um Samba, Maria Ninguém, Desafinado, Rosa Morena, Morena Boca de
Ouro, Bim Bom, Aos Pés da Cruz, É Luxo Só.
7. O Amor, o Sorriso e a Flor (1960, Brasil) Odeon MOFB 3151
Recorded: Samba de Uma Nota Só, Doralice, Só em Teus Braços, Trevo de 4 Folhas,
Se é Tarde me Perdôa, Um Abraço no Bonfá; Meditação, O Pato, Corcovado,
Discussão, Amor Certinho, Outra Vez.
8. João Gilberto (1961, Brasil) Odeon MOFB 3202
Recorded: Samba da Minha Terra, O Barquinho, Bolinha de Papel, Saudade da
Bahia, A Primeira Vez, O Amor em Paz; Você e Eu, Trem de Ferro, Coisa Mais
Linda, Presente de Natal, Insensatez, Este Seu Olhar (ver. 1--see note below).
9. João Gilberto Cantando as Musicás do Filme Orfeo do
Carnaval
(1962, Brasil) Odeon BWB 1092 (45 rpm "compacto duplo")
Recorded: July 2, 1959
O Nosso Amor, A Felicidade, Manhã de Carnaval, Frevo.
10. Brazil's Brilliant João Gilberto (1961, USA) Capitol T-10280
Recorded: Samba de Uma Nota Só, Doralice, Só em Teus Braços, Trevo de
4 Folhas, Se é Tarde Me Perdôa, Um Abraço no Bonfá; Meditação, O Pato,
Corcovado, Discussão, Amor Certinho, Outra Vez.
Same as # 7
11. Boss of the Bossa Nova (1962, USA) Atlantic 8070
Recorded:
Bolinha de Papel, Samba da Minha Terra, Saudade da Bahia, O Barquinho, A
Primeira Vez, Amor em Paz; Você e Eu, Insensatez, Trenzinho (Trem de Ferro),
Presente de Natal, Coisa Mais Linda, Este Seu Olhar (ver. 2--see note below).
Same as # 8
12. Bossa Nova at Carnegie Hall (1962, USA) Audio Fidelity 2101
Recorded: November 21, 1962 (live)
Various performers
Outra Vez (only one song)
13. The Warm World of João Gilberto (1963, USA) Atlantic 8076
Recorded: Desafinado, Rosa Morena, Morena Boca de Ouro, Bim Bom, Aos
Pes da Cruz, E Luxo Sô; Saudade Fez um Samba, Chega de Saudade, Lobo Bobo,
Brigas Nunca Mais, Hô-Bá-Lá-Lá, Maria Ninguém.
Same as #6
14. Getz/Gilberto (1963, USA) Verve 68545
Recorded: March18 -19 , 1963
With Stan Getz and Astrud Gilberto
The Girl from Ipanema, Doralice, Pra Machucar Meu Coração, Desafinado;
Corcovado, Só Danço Samba, O Grande Amor, Vivo Sonhando.
15. Herbie Mann & João Gilberto (1965, USA) Atlantic 8105
Recorded: contains previously released material
Desafinado, Bolinha de Papel, Maria Ninguém, O Barquinho; Samba da Minha Terra,
Rosa Morena, Bim Bom.
Plus tracks by Herbie Mann with Jobim and Baden Powell. Mann does not perform
with Gilberto.
16. Getz/Gilberto vol. 2 (1966, USA) Verve 68623
Recorded: Oct. 9, 1964 Carnegie Hall (live)
With Stan Getz and Astrud Gilberto
Grandfather's Waltz, Tonight I Shall Sleep with a Smile on My Face, Stan's
Blues, Here's that Rainy Day; Samba da Minha Terra, Rosa Morena, Um Abraço no
Bonfá, Bim Bom, Meditação, O Pato.
17. João Gilberto en México (1970, Brasil) Orfeon 12-717
Recorded: De Conversa em Conversa, Ela é Carioca, O Sapo, Esperança
Perdida, Trolley Song, João Marcelo, Farolito, Astronauta (Samba da Pergunta),
Acapulco, Besame Mucho, Eclipse.
18. João Gilberto (1970, Brasil) Philips 199.055
same as # 17
Recorded: Águas de Março, Undiú, Na Baixa do Sapateiro, Avarandado, Falsa
Baiana; Eu Quero um Samba, Eu Vim da Bahia, Isabel (Bebel), É Preciso Perdoar,
Izaura.
20. Best of Two Worlds (1976, USA) Columbia PC 33703, Best of Two Worlds
(1977, Brasil) CBS 137940
Recorded:
With Stan Getz and Miúcha
Double Rainbow, Águas de Março, Lígia, Falsa Baiana, Retrato em Branco e Preto,
Izaura, Eu Vim da Bahia, João Marcelo, É Preciso Perdoar, Just One of Those
Things.
21. Amoroso (1977, USA) Warner BS 3053; (1977, Brasil) WEA 36022
Recorded: November 17, 18, and 19, 1976 and January 3, 4, and 7, 1977
'S Wonderful, Estate, Tin Tin Por Tin Tin, Besame Mucho; Wave, Caminhos
Cruzados, Triste, Zingaro.
22. Gilberto and Jobim (1977, USA) Capitol T-2160
Recorded: contains previously released material
Same as # 7 and # 10 plus Manhã de Carnaval and A Felicidade from #9.
23. Joao Gilberto Prado Pereira de Oliveira (1980, Brasil) WEA 36164
Recorded: 1980 (live, TV Globo)
Menino do Rio, Curare, Retrato em Branco e Preto, Chega de Saudade (with Bebel
Gilberto), Desafinado, O Pato, Eu e a Brisa, Jou Jou Balangandã (with Rita
Lee), Canta Brasil.
24. Brasil (1981, Brasil) WEA BSK 3613
Recorded:
With Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia
Aquarela do Brasil, Disse Alguém (All of Me), Bahia Com H, No Tabuleiro da
Baiana, Milagre, Cordeiro de Nanã.
25. Interpreta Tom Jobim (1985, Brasil) EMI Odeon052 422005
Recorded: previously released material
A Felicidade, Desafinado, Insensatez, Este Seu Olhar (ver. 1), Chega de
Saudade, Meditação, Samba de Uma Nota Só, O Nossa Amor, O Amor em Paz, Só em
Teus Bracos, Corcovado, Discussão.
Recorded: previously released material
Samba da Minha Terra, Rosa Morena, O Barquinho, O Pato, É Luxo Só, Meditação,
Lobo Bobo; Saudade da Bahia, Morena Boca de Ouro, Maria Ninguém, Amor Certinho,
Bolinha de Papel, Aos Pés da Cruz, Bim Bom.
27. João Gilberto Live in Montreux (1986, Brasil) WEA 36215/76
(double CD)
Recorded: July18, 1985, Montreux Jazz Festival (live)
Disc 1: Tim Tim Por Tim Tim, Preconceito, Sem Compromisso,Menino do Rio,
Retrato em Branco e Preto, Pra Que Discutir com Madame, Garota de Ipanema,
Desafinado, O Pato
Disc 2: Adeus América, Estate, Morena Boca de Ouro, A Felicidade, Sandália de
Prata, Aquarela do Brasil.
28. João Gilberto Live in Montreux (1987, USA) Elektra E2-60760
(single CD)
Recorded: July 18, 1985, Montreux Jazz Festival (live)
Sem Compromisso, Menino do Rio, Retrato em Branco e Preto, Pra que Discutir com
Madame, Garota de Ipanema, Adeus América, Estate, Morena Boca de Ouro, A
Felicidade, Preconceito, Sandália de Prata, Rosa Morena, Aquarela do Brasil.
Recorded: previously released material
Three-record package including Chega de Saudade; O Amor, o Sorriso, e a Flor;
João Gilberto; plus O Nosso Amor/A Felicidade (as a medley) and Manhã de
Carnaval from #9 .
30. The Legendary João Gilberto (1990, USA) World Pacific CDP 7
93891 2 (single CD)
Same as # 29
32. João (1991, USA) Polydor 848-507 (single CD)
Recorded: May 1990
I Really Samba (Eu Sambo Mesmo), Go On (Siga), Little Rose (Rosinha), Malaga, A
Woman (Una Mujer), My Heart and I (Eu e Meu Coração), You Do Something to Me,
Unhappy Remark (Palpite Infeliz), Ave Maria on the Hill (Ave Maria no Morro),
Sampa, Smiled at Me (Sorriu para Mim), I Wish You Love (Que Reste-t-il de nos
Amours).
33. Eu Sei Que Vou Te Amar (1994, Brasil) EPIC
789.042/2-476467; (1995, USA) Sony CDZ-81513/2-476467 (single CD)
Recorded: April 13, 1994, Palace Theatre, São Paulo (live)
Eu Sei que Vou Te Amar, Desafinado, Vôce Não Sabe Amar, Fotografia, Rosa
Morena, Lá Vem a Baiana, Pra Que Discutir com Madame, Isto Aqui o Que é
[Sandalia de Prata], Meditação, Da Cor do Pecado, Guacyra, Se é Por Falta de
Adeus, Chega de Saudade, A Valsa de Quem Não Tem Amor, Corcovado, Estate, O
Amor em Paz, Aos Pés da Cruz.
Recorded: July, 1999
Desde que o Samba é Samba, Vôce Vai Ver, Eclipse, Não Vou pra Casa, Desafinado,
Eu Vim da Bahia, Coração Vagabundo, Da Cor do Pecado, Segredo, Chega de
Saudade.
*Fonte:
http://joaogilberto.org/disco.htm
VEJA.COM 10/07/2011
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