sexta-feira, 17 de abril de 2015

Concertos no Largo São Francisco

Nos próximos dias 25 de abril e 16 de maio a série de concertos do Centro Cultura Banco do Brasil vai apresentar grandes espetáculos grátis na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, no Largo São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito, no Centro de São Paulo. Leia abaixo toda a programação e os contatos para maiores informações.




Centro Cultural Banco do Brasil 
apresenta a série
Concertos CCBB de Música Clássica

Os concertos acontecem na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco

O violoncelista Lars Hoefs dirige o Conjunto de Violoncelos da Unicamp


Dia 25 de abril, sábado, às 13h, a série Concertos CCBB de Música Clássica apresenta dois grupos: Conjunto de Violoncelos da Unicamp e o Quinteto SóMetais na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco,localizada no Largo de São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito. A curadoria e apresentação é deJúlio Medaglia e a realização do Centro Cultural Banco do Brasil. O evento tem entrada franca.


Quinteto Sómetais foi fundado em 1990 e tem um repertório eclético, que mescla os gêneros popular e erudito e músicos com trajetórias  pelas melhores orquestras sinfônicas de São Paulo, estúdios de gravação e espetáculos nacionais e internacionais. Seu objetivo é despertar o interesse pela música instrumental e aprimorar cada vez mais os conhecimentos técnicos de seus componentes. No programa músicas tradicionais americanas e obras de Villa-Lobos, Beethoven, Scott Joplin, Haendel, Duda e Pixinguinha.

Sob a direção do violoncelista Lars Hoefs, o Conjunto de Violoncelos da Unicamp é formado por professores e alunos da Universidade. Os músicos desenvolvem carreiras individuais de destaque no cenário nacional e internacional e têm trabalhado em conjunto para divulgação do instrumento em vários concertos, atuando em diversas formações orquestrais e camerísticas. Essa formação de orquestra só de violoncelos foi muito cultivada por Villa-Lobos. E as obras escritas por ele, para ela, são padrão em todo o mundo. Na série o grupo interpretará obras de Guerra-Peixe, Villa-Lobos, David Ashbridge, Piazolla, Jovem e Corelli.

A série Concertos CCBB de Música Clássica tem sido um sucesso, com apresentações ecléticas, repertório refinado e músicos selecionados pelo maestro Julio Medaglia dentre as melhores orquestras de São Paulo, o que tem levado um grande público para a Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco
Em maio acontece a última edição desta série de concertos com a apresentação de uma MISSA, composta pelo mestre-de-capela André da Silva Gomes (compositor do século 18), resgatada pelo musicólogo Regis Duprat, com Orquestra e Coral, em comemoração um ano do restauro da Igreja . A Orquestra e Coro serão regidos por Júlio Medaglia

Sobre a Igreja

Em 1642 foi construída a capela e mais tarde, ampliada com projeto do Frei Galvão, sendo inaugurada em 1787 com o nome de Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco. A igreja fica no Largo São Francisco, ao lado da Igreja São Francisco de Assis e da Faculdade de Direito, no centro de São Paulo. Em 1982, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Ficou por 7 anos fechada e teve processo de restauração pela Secretaria de Estado da Cultura, sendo reinaugurada em maio de 2014. Considerado um dos espaços mais representativos do estilo barroco em São Paulo a igreja tem as paredes de taipa de pilão, tijolos e pedras, algumas relíquias do século XVII e XVIII, como bustos de terracota, santos-de-roca, indumentárias sacras, pinturas e a rica decoração que faz menção a vida de São Francisco. Há obras raras do pintor José Patrício da Silva Manso. 

Agenda da Série Concertos CCBB de Música Clássica:
Todos serão na Igreja, sempre aos sábados, às 13h

Em abril e maio, a série continua com mais 2 encontros inéditos entre grupos importantes do universo paulista sendo que, dentre os grupos convidados pelo curador, se encontram:

25 de abril - Conjunto de violoncelos da UNICAMP e Quinteto Sómetais

16 de maio - Coral da Cultura Inglesa e Camerata Solistas Paulistas: MISSA - de André da Silva Gomes.

Detalhes e programa:

 

25 de abril - Conjunto de violoncelos da UNICAMP e Quinteto Sómetais

 

Quinteto Sómetais


1 – Blues for Brass – Antônio Carlos Neves Campos
2 – Ode to Joy – L. V. Beethoven 
3 – The Entertainer – Scott Joplin
4 – Amazing Grace – Tradicional Americano
5      – Die Bankelsangerlieder  - Anonymous
6-  2 Canções Folclóricas – Villa Lobos 
7 – Music from the Royal Fireworks – Handel
8 – Carinhoso – Pixinguinha
9 – Tema Nordestino – Duda
10 – Just a Closer Walk – Tradicional Americano   

Conjunto de violoncellos da UNICAMP
Direção: Lars Hoefs
Professores e alunos da UNICAMP

Programa:
 
Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras #1 (20 min.)
David Ashbridge: Bach a la Baiao (7 min.)
Jobim : Modinha
Piazzolla :  Adios Nonino
Corelli :  Adagio
Guerra Peixe : Mourão

16 de maio - Coral da Cultura Inglesa e Camerata Solistas Paulistas: MISSA - de André da Silva Gomes.

André da Silva Gomes
De origem portuguesa, veio para São Paulo, em março de 1774, com o terceiro bispo da cidade, Dom Manuel da Ressurreição, que o trouxe como mestre-de-capela em sua comitiva. Sua vida e trabalho em São Paulo vão de 1774 a 1823. O período áureo da produção musical em São Paulo colonial coincide com as atividades de André da Silva Gomes na Sé. Seu brilhantismo e nível artístico absorvem, sem concorrência o que
apresenta um quadro sui-generis os serviços musicais mais importantes da capital, como as da Sé, as festas oficiais da Câmara, e as das irmandades do Santíssimo Sacramento, de São Francisco e do Carmo.

Coral de Cultura Inglesa  
Regência: Marcos Júlio Sergl

O Coral dedica-se à música sacra e secular, constando em seu repertório obras da renascença inglesa, west-end londrino, MPB e negro spirituals, além de repertório específico para a Quaresma e Cânticos de Natal. Iniciou suas atividades em 1981. Teve como regentes Celso T. Delneri (assistido por Maria José Carrasqueira), Celso Antunes, Juan Serrano, Graham Griffiths e Marta Herr. Desde 1994 está sob a regência de Marcos Júlio Sergl.

Camerata Solistas Paulistas
Grupo instrumental que reúne os melhores músicos solistas de São Paulo, selecionados entre as melhores orquestras paulistas, regidos pelo maestro Júlio Medaglia.

Ficha Técnica
Patrocínio: Ministério da Cultura e Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Coordenação projeto: Regina Rosa 
Curador convidado: Maestro Julio Medaglia
Locais:  Igreja de São Francisco das Chagas e CCBB-SP
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Repertório: Europeu e Brasileiro

SERVIÇO


Concertos CCBB de Música Clássica

Local:  de Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco (13h) 
Endereço: Largo São Francisco, 173 - Sé - São Paulo -SP

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651
Funcionamento: quarta a segunda, 9h às 21h

Classificação indicativa: livre
Duração: 80 minutos

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal // 

Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na Álvares Penteado, esquina com a Rua da Quitanda.

Informações à imprensa:

Miriam Bemelmans (MTB 26.374)
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416


Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo: 
Wagner Vasconcelos – (11) 3534-6761/6558 


Miriam Bemelmans 
(11) 3034-4997
(11) 9 9969-0416 

Nenhum comentário:

Postar um comentário