quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Música boa em Pinheiros

O Centro de Música Brasileira apresenta o português Pedro Telles (canto) e Jairo Grossi (piano) e o Duo Amato no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Veja quem são e o programa completo:

O barítono português Pedro Telles com o pianista Jairo Grossi 




Duo Amato: o clarinetista Herson Amorim e a pianista Nathália Kato

No dia 23 de agosto, sábado, às 19h30, o Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta o barítono português Pedro Telles com o pianista Jairo Grossi e o Duo Amato, formado pelo clarinetista Herson Amorim e pela pianista Nathália Kato, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. 

Pedro Telles e Jairo Grossi exercem ampla atividade musical e vivem atualmente em Porto, Portugal. Pedro Telles trabalha regularmente com a Mestra Hilde Zadek em Viena – Áustria. Jairo Grossi é Mestre em Piano pela Universidade de Scheffield na Inglaterra tendo apresentado tese na área de acompanhamento de Ópera.

O Duo Amato tem trabalhado intensamente desde sua formação, há quase cinco anos, com a divulgação do repertório específico e original para a clarineta e piano. Em 2009, realizaram o recital A Música do Mundo que teve apresentações em Belém do Pará, no Museu do Estado do Pará, e na série “Música no MASP” do Museu de Arte de São Paulo. A convite da Embaixada Brasileira realizaram um recital de música brasileira em Lisboa, Portugal.

O Centro de Música Brasileira - CMB comemora 30 anos de existência promovendo e divulgando a Música Brasileira Erudita de todas as épocas e estilos. O CMB foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Já realizou 298 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Atualmente é presidido pela pianista Eudóxia de Barros.

Programa canto e piano – Pedro Telles e Jairo Grossi

Osvaldo Lacerda - Quatro Miniaturas de Adelmar Tavares (1955) (texto de Adelmar Tavares)
A luz deste olhar tristonho
Não chega bem ao meu ombro
Ando triste
Dei-te os sonhos de minh’alma

Osvaldo Lacerda - Conselhos de amor (1993)
Textos de: Paulo Freitas, José Marques, Olavo Dantas e Estefânia Rocha Bezerra)
Extraídos do livro: “Mil Quadrinhas Brasileiras de Amor e Saudade”, selecionadas por Pandiá Pându

Camargo Guarnieri
13 Canções de Amor (São Paulo, 1936 – 1937):
Canção do passado (texto de Corrêa Junior)
Si você compreendesse... (texto de Rossini Camargo Guarnieri)
Milagre (texto de Olegário Mariano)
Você... (texto de Francisco de Mattos)
Acalanto do amor feliz (texto de Rossini Camargo Guarnieri)
Em louvor do silêncio... (texto de Corrêa Junior)
Ninguém mais (texto de Cassiano Ricardo)
Por que? (texto e música de Camargo Guarnieri)
Cantiga da tua lembrança (texto de Rossini Camargo Guarnieri)
Talvez... (texto de Carlos Plastina)
Segue-me (Quadra do folclore)
Canção tímida (texto de Clementina Campos)
Você nasceu... (texto de Rossini Camargo Guarnieri)

Programa Duo Amato:

Osvaldo Lacerda (1927-2011) - Variações sobre uma velha modinha (1973)

Ernst Mahle (1929) - Sonatina (1974)

Osvaldo Lacerda - Quatro Peças (1978)
I. Chalumeau
II. Clarino
III. Improviso
IV. Toccatina

Marlos Nobre (1939) - Desafio XI (1968)

Edmundo Villani-Côrtes (1927) - Cinco Miniaturas Brasileiras
I. Prelúdio
II. Toada
III. Chorinho
IV. Canção de ninar
V. Baião

Currículos:

Pedro Telles é natural do Porto, terminou os seus estudos superiores em Canto Teatral na Fundação
Conservatório Regional de Gaia na classe da Professora Fernanda Correia.
No domínio da Oratória, foi solista em várias Oratórias destacando-se o Magnificat, Cantata Ich habe genug, Cantata 147, as quatro Missas Brevis e a Paixão segundo S. João de Bach. A Missa Solene de S.Cecília de Gounod. A Via Crucis de Liszt. Missa Dolorosa de Caldara. Missa em Ré Maior de Otto Nicolai. Missa da Coroação e no Requiem de Mozart. Passio de Arvo Part. A Fantasia de Natal de Vaughan Williams. A Oratória de Natal de Saint Säens. Missa Solene e Stabat Mater de Rossini. Missa das crianças de John Rutter. Requiem de Fauré. Requiem de Donizzetti. The armed Man de Karl Jenkins. Stabat Mater de Dvorak. Realizou em 1ª audição a personagem
de Jesus na obra Paixão segundo S. João de P. Ferreira dos Santos. No campo da Ópera, interpretou os papéis de Papageno na Flauta Mágica de Mozart, Giorgio Germont em La Traviata de Verdi, Don Colagianni no Il Maestro di Musica de Pergolesi, Doutor Malatesta no Don Pasquale de Donizetti, Eneas em Dido e Eneas de Purcell, Figaro nas Bodas de Figaro de Mozart, Marcello em La Bohéme de Puccini, Rigoletto no Rigoletto de Verdi, Sábio em A Floresta de Eurico Carrapatoso
e Dottor Bartolo no Barbeiro de Sevilha de Rossini. Realizou em estreia absoluta com Orquestra do Norte sob direção de Ferreira Lobo a ópera “O Crepúsculo do Crítico” de Manuel Faria.
No decorrer do seu percurso, cantou sob a direcção dos maestros Manuel Ivo Cruz, Mário Mateus, Gunther Arglebe, Ferreira dos Santos, Ferreira Lobo, Eugénio Amorim, Cesário Costa, Evgueni Zouldikine, Gaetano Soliman, Belarmino Soares, Marc Tardue, Julian Reynolds, Fernando Lapa, António Baptista, António Lourenço, Jairo Grossi, Armando Vidal, Sérgio Ferreira, Filipe Veríssimo e Lawrence Golan. Tem realizado concertos em Portugal, Espanha, Suíça, França, Brasil e Polônia. Frequentou cursos ministrados por Paul von Schillawsky, Ileana Cotrubas, Charles
Hamilton, Amin Feres, Charles Spencer, Rudolph Piernay, António Salgado, Rio
Novello, Neyde Thomas e Luciana Serra.
Trabalha regularmente com a Mestra Hilde Zadek em Viena – Áustria.

Jairo Grossi iniciou os seus estudos no Rio de Janeiro com a Professora Dalva Senra. A sua
formação passou por nomes como Alfredo Cerquinho, Jacques Klein, Homero de Magalhães e Magda Tagliaferro.
É detentor de vários prêmios em concursos de piano, entre eles o 1º lugar no 3º Concurso de piano da Universidade Católica do salvador (Bahia). Foi vencedor por duas vezes do Concurso para jovens solistas da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo. Medalha de bronze no 2º Concurso Internacional de piano Heitor Villa-Lobos. Integrou o trio Camargo Guarnieri com a violinista Tânia Guarnieri e o violoncelista Robert Suethols, tendo interpretado o vasto repertório para esta formação e simultaneamente primeiras audições de compositores brasileiros.
Tem se apresentado tanto como solista como em música de câmara pelo Brasil, assim como em Portugal, Espanha, Austria, Cabo Verde, França, África do Sul e Estados Unidos, atuando sob a direção dos Maestros Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Paulo Ridlevsky, Camargo Guarnieri, Ferreira dos Santos, Manuel Ivo Cruz, Mário Mateus e Lawrence Golan.
Tocou com as Orquestras Sinfônica do Estado de S. Paulo, Orquestra de Cordas da Universidade de S. Paulo, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra Jovem de S. Caetano e Orquestra do Conservatório Regional de Gaia. Paralelamente, desenvolve um trabalho como Diretor de Orquestra, tendo sido aluno dos Maestros Manuel Ivo Cruz e Gerald Kegelmann.
Sua vida artística em Portugal é muito intensa. Desenvolve trabalho como pianista no Conservatório do Porto e no Conservatório Superior de Gaia.
Foi pianista correpetidor na produção das óperas: Il Matrimonio Segreto de Domenico Cimarosa, Flauta Mágica, Cosi fan Tutte e Bodas de Fígaro de Mozart, Suor Angélica de Puccini, Amhal e os Visitantes da Noite de Mennotti, Irene de Alfredo Keil, L’ Enfants et les Sortilèges de Ravel entre outras. Foi pianista acompanhador em várias Master Classes de Canto entre elas: Rudolf
Piernay, Laura Sarti, Hilde Zadek, Antonio Salgado e Fernanda Correia.
Mestre em Piano pela Universidade de Scheffield na Inglaterra tendo apresentado tese na área de acompanhamento de Ópera.

Duo Amato
Formado pelo clarinetista Herson Amorim e pela pianista Nathália Kato, o Duo Amato tem trabalhado intensamente desde sua formação, há quase cinco anos, com a divulgação do repertório específico e original para a clarineta e piano, motivo pelo qual o duo foi formado. No primeiro momento de seu trabalho, executaram o projeto “A Música do Mundo”, que tinha como objetivo
mesclar no mesmo recital peças de compositores de diversos países e mostrar com isso as diferentes abordagens que cada um deles deu à formação clarineta e piano, levando em consideração as qualidades timbrísticas dos instrumentos e o contexto histórico em que as peças foram escritas. No projeto também foi lembrado o ano da França no Brasil. O recital “A Música do Mundo”
teve apresentações em Belém do Pará, no Museu do Estado do Pará, e na série “Música no MASP” do Museu de Arte de São Paulo, no mês de novembro de 2009.
Desde essa época, trazendo também uma abordagem mais tradicional do repertório, o Duo Amato tem realizado recitais em diversas cidades brasileiras, além de um recital dedicado exclusivamente à música brasileira em Lisboa (Portugal), a convite da Embaixada Brasileira.

Herson Amorim – clarineta
Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará e Bacharel em clarineta pela Universidade do Estado do Pará na classe do professor Joel Barbosa, e onde também estudou com o professor Oleg Andryeyev. Ingressou em seguida no Conservatório Carlos Gomes, onde estudou com Marcos Cohen e Jacob Cantão. Participou de diversos festivais de música no Brasil e no exterior. Foi professor do Conservatório Carlos Gomes (Belém – PA) e primeiro clarinetista solista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Atualmente é professor efetivo de clarineta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA).

Nathália Kato – piano
Natural de Belém (Pará), Nathália é Mestra em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde estudou sob orientação de Maurícy Martin e Ricardo Ballestero (USP). Dedica-se especialmente à música de câmara, colaborando e atuando ao lado de artistas renomados do
cenário musical brasileiro, Tem também atuado como pianista colaboradora, integrando o corpo docente de festivais de música no Brasil. Atualmente, integra o Duo Amato com o clarinetista Herson Amorim e tem exercido atividades camerísticas, sinfônicas e operísticas junto ao Theatro São Pedro (SP).

O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo , em 18 de Dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de Abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.
Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.
Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.
O CMB realizou 298 apresentações em São Paulo , e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.
Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 São Paulo - SP .
Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da “Cultura Inglesa de São Paulo”, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.
Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano , vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve como prêmio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant´Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em Dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Site: http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Sua atual Diretoria é assim constituída:
Presidente: Eudóxia de Barros
Vice-Presidente:- Fernando Cupertino
Primeiro Secretário:- Helena Marcondes Machado
Segundo Secretário:- Fernanda Iervolino Rossini
Primeiro Tesoureiro:- Sergio Rossini
Segundo Tesoureiro:- Tomasino Castelli

Serviço:

Dia 23 de agosto, sábado, às 19h30
Centro de Música Brasileira (CMB)
Pedro Telles (barítono português) e Jairo Grossi (piano)
Duo Amato - Herson Amorim (clarineta) e Nathália Kato (piano)
Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo.
Local : Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (160 lugares)
Rua Ferreira de Araújo, 741
Pinheiros - São Paulo
Tel: (11) 3039 0500


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