sexta-feira, 24 de julho de 2015

Música erudita em Piracicaba

Festival de música tem quatro
concertos gratuitos até sábado


Quatro apresentações marcam o último fim de semana do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural. O encerramento do evento acontece no sábado, 25, às 20h, quando a Orquestra Acadêmica faz concerto sob regência do maestro Jamil Maluf, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes.

Sob direção do violoncelista André Micheletti, o Feimep foi concebido com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, e por isso possui programações artística e pedagógica. Elas proporcionam a imersão da plateia às apresentações de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de possibilitar que jovens instrumentistas se aprimorem em suas áreas com as masterclasses de violino, viola, violoncelo  e piano com profissionais do Brasil, Japão, Canadá e Hungria.
Os 55 jovens que compõem a Orquestra Acadêmica do Festival participam dos ensaios desde o início da semana. O programa que eles apresentam na noite de sábado traz Holberg Suíte, de Edvard Grieg, baseada na dança do século 18 e escrita em comemoração ao 200º aniversário do nascimento do dramaturgo Ludvig Holberg. Na segunda parte está Saint Paul’s Suite, produzida por Gustav Holst em gratidão à Escola de St. Paul, no Reino Unido, onde foi diretor de música. É a suíte mais famosa das muitas peças que escreveu para os alunos.

A novidade do concerto fica por conta da alternância na regência entre Jamil Maluf e os cinco instrumentistas do Encontro de Jovens Regentes, que faz parte da programação pedagógica do Festival. “Esta é a primeira vez que um encontro com regentes acontece no Feimep e espero que ele se repita todos os anos. É uma oportunidade de transmitir um pouco de toda a experiência que acumulei em mais de 40 anos como regente à uma nova geração, que precisa muito desse conhecimento. E com uma orquestra para o treino prático, o que é melhor ainda”, diz Jamil.

O Feimep recebe professores de reconhecida atuação na música clássica. Desde o dia 20, eles dedicam-se às masteclasses com os jovens instrumentistas, mas também há um momento em que sobem ao palco para mostrar suas qualidades artísticas. É o que acontece nesta quinta-feira, 23, às 20h, no concerto que reúne a canadense Vèronique Mathieu (violino), a japonesa radicada nos Estados Unidos Jasmin Arakawa (piano), além dos brasileiros Alexandre Razera (viola), Sérgio de Oliveira (contrabaixo), Fábio Presgrave e o próprio Micheletti, ambos ao violoncelo.

O concerto contempla peças dos compositores Emil Tabakov, Roberto Victorio e de nomes como Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Witold Lutoslawski, Richard Wagner e W.A. Mozart. “É a oportunidade em que os alunos podem ver seus mestres em atuação e, para o público, de entender o que os qualifica como virtuoses em suas áreas de atuação”, explica Micheletti sobre o programa.

Vindo de Budapeste, na Hungria, o violinista Antal Zalai, de 34 anos, faz apresentação solo na sexta-feira, 24, às 20h, no Teatro do Engenho. A peça escolha por ele é 24 Caprichos para Violino, de Nicolò Paganini. Antal é detentor de 15 prêmios e, aos 12 anos, participou de concerto de gala da Unesco, em Paris. Ele também se apresentou para o príncipe Charles, em uma das residências da Família Real Britânica, em Londres.

Também na sexta-feira, 24, às 17h30, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), jovens instrumentistas apresentam parte de resultado dos ensaios nas masterclasses. A escolha do repertório é livre e diversificada, em formações solo, duo, quarteto e quinteto. “Deixamos todos à vontade para compor seus grupos e escolher o programa mais adequado para o nível de formação. Trata-se de uma apresentação descontraída, leve e aberta ao público”, diz Micheletti.

A programação artística do Feimep teve início no dia 19, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, regida por Jamil Maluf e solo de Jasmin Arakawa. Também se apresentaram Fukuda Cello Ensemble, Hot Jazz Club, além de Marília Vargas (soprano), Juliano Buosi (violino barroco) e Guilherme de Camargo (teorba) no espetáculo Divino e Humano, com músicas italianas do século 17.

O Feimep é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, com apoio do Sesi, Senac, Associação Amigos Mahle, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Empem, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal de Educação, A Tribuna Piracicabana, Center Flat Service, Maison Vivenda Buffet, Acipi, Frias Neto Consultoria de Imóveis, Coplacana, Pousada Central, Pousada do Engenho, Bom Jesus Hostel, Di Pappi Padaria e restaurante Tomate Seco.

6º Feimep – programação artística

23 de julho | quinta-feira | 20 horas
Concerto dos professores do Feimep

24 de julho | sexta-feira | 17h30*
Apresentação dos alunos do Feimep

24 de julho | sexta-feira | 20 horas
Antal Zalai apresenta 24 Caprichos para violino de Paganini

25 de julho | sábado | 20 horas
Concerto de encerramento do 6º Feimep
Regência de Jamil Maluf e alunos do 1º Encontro de Jovens Regentes

*Excepcionalmente na Empem (rua Santa Cruz, 1155, Bairro Alto)

SERVIÇO – 6º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), até 25 de julho. Concertos às 20h no Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados uma hora antes. Mais informações: www.fb.com/festivalfeimepwww.feimep.com.br ou (19) 3413-5212.

FEIMEP - ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rodrigo Alves | (19) 9147-5733 | rodrigo@dandonota.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário