sexta-feira, 24 de julho de 2015

Aleh Ferreira em Cabo Frio


Aleh Ferreira é a atração no Bar do Horto, neste sábado, 25, às 18 horas. Rua Porto Alegre, 100, Cabo Frio.

Música erudita em Piracicaba

Festival de música tem quatro
concertos gratuitos até sábado


Quatro apresentações marcam o último fim de semana do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural. O encerramento do evento acontece no sábado, 25, às 20h, quando a Orquestra Acadêmica faz concerto sob regência do maestro Jamil Maluf, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes.

Sob direção do violoncelista André Micheletti, o Feimep foi concebido com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, e por isso possui programações artística e pedagógica. Elas proporcionam a imersão da plateia às apresentações de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de possibilitar que jovens instrumentistas se aprimorem em suas áreas com as masterclasses de violino, viola, violoncelo  e piano com profissionais do Brasil, Japão, Canadá e Hungria.
Os 55 jovens que compõem a Orquestra Acadêmica do Festival participam dos ensaios desde o início da semana. O programa que eles apresentam na noite de sábado traz Holberg Suíte, de Edvard Grieg, baseada na dança do século 18 e escrita em comemoração ao 200º aniversário do nascimento do dramaturgo Ludvig Holberg. Na segunda parte está Saint Paul’s Suite, produzida por Gustav Holst em gratidão à Escola de St. Paul, no Reino Unido, onde foi diretor de música. É a suíte mais famosa das muitas peças que escreveu para os alunos.

A novidade do concerto fica por conta da alternância na regência entre Jamil Maluf e os cinco instrumentistas do Encontro de Jovens Regentes, que faz parte da programação pedagógica do Festival. “Esta é a primeira vez que um encontro com regentes acontece no Feimep e espero que ele se repita todos os anos. É uma oportunidade de transmitir um pouco de toda a experiência que acumulei em mais de 40 anos como regente à uma nova geração, que precisa muito desse conhecimento. E com uma orquestra para o treino prático, o que é melhor ainda”, diz Jamil.

O Feimep recebe professores de reconhecida atuação na música clássica. Desde o dia 20, eles dedicam-se às masteclasses com os jovens instrumentistas, mas também há um momento em que sobem ao palco para mostrar suas qualidades artísticas. É o que acontece nesta quinta-feira, 23, às 20h, no concerto que reúne a canadense Vèronique Mathieu (violino), a japonesa radicada nos Estados Unidos Jasmin Arakawa (piano), além dos brasileiros Alexandre Razera (viola), Sérgio de Oliveira (contrabaixo), Fábio Presgrave e o próprio Micheletti, ambos ao violoncelo.

O concerto contempla peças dos compositores Emil Tabakov, Roberto Victorio e de nomes como Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Witold Lutoslawski, Richard Wagner e W.A. Mozart. “É a oportunidade em que os alunos podem ver seus mestres em atuação e, para o público, de entender o que os qualifica como virtuoses em suas áreas de atuação”, explica Micheletti sobre o programa.

Vindo de Budapeste, na Hungria, o violinista Antal Zalai, de 34 anos, faz apresentação solo na sexta-feira, 24, às 20h, no Teatro do Engenho. A peça escolha por ele é 24 Caprichos para Violino, de Nicolò Paganini. Antal é detentor de 15 prêmios e, aos 12 anos, participou de concerto de gala da Unesco, em Paris. Ele também se apresentou para o príncipe Charles, em uma das residências da Família Real Britânica, em Londres.

Também na sexta-feira, 24, às 17h30, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), jovens instrumentistas apresentam parte de resultado dos ensaios nas masterclasses. A escolha do repertório é livre e diversificada, em formações solo, duo, quarteto e quinteto. “Deixamos todos à vontade para compor seus grupos e escolher o programa mais adequado para o nível de formação. Trata-se de uma apresentação descontraída, leve e aberta ao público”, diz Micheletti.

A programação artística do Feimep teve início no dia 19, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, regida por Jamil Maluf e solo de Jasmin Arakawa. Também se apresentaram Fukuda Cello Ensemble, Hot Jazz Club, além de Marília Vargas (soprano), Juliano Buosi (violino barroco) e Guilherme de Camargo (teorba) no espetáculo Divino e Humano, com músicas italianas do século 17.

O Feimep é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, com apoio do Sesi, Senac, Associação Amigos Mahle, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Empem, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal de Educação, A Tribuna Piracicabana, Center Flat Service, Maison Vivenda Buffet, Acipi, Frias Neto Consultoria de Imóveis, Coplacana, Pousada Central, Pousada do Engenho, Bom Jesus Hostel, Di Pappi Padaria e restaurante Tomate Seco.

6º Feimep – programação artística

23 de julho | quinta-feira | 20 horas
Concerto dos professores do Feimep

24 de julho | sexta-feira | 17h30*
Apresentação dos alunos do Feimep

24 de julho | sexta-feira | 20 horas
Antal Zalai apresenta 24 Caprichos para violino de Paganini

25 de julho | sábado | 20 horas
Concerto de encerramento do 6º Feimep
Regência de Jamil Maluf e alunos do 1º Encontro de Jovens Regentes

*Excepcionalmente na Empem (rua Santa Cruz, 1155, Bairro Alto)

SERVIÇO – 6º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), até 25 de julho. Concertos às 20h no Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados uma hora antes. Mais informações: www.fb.com/festivalfeimepwww.feimep.com.br ou (19) 3413-5212.

FEIMEP - ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rodrigo Alves | (19) 9147-5733 | rodrigo@dandonota.com

Festival de Garanhuns

sábado, 18 de julho de 2015

Começa o Festival de Piracicaba

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba abre o Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba, neste domingo, 19, às 17 horas, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. 


Veja a programação do Festival:
O programa presta homenagem a Alexander Scriabin, compositor russo que completou o centenário de morte em abril. O maestro Jamil Maluf também conduz peças de Brahms e Tchaikovsky, e recebe Jasmin Arakawa, descrita como uma pianista de técnica impecável por revistas internacionais especializadas. Às 14h, o público tem a oportunidade de acompanhar o ensaio geral. A entrada é gratuita, com retirada antecipada dos ingressos.

Considerado um dos compositores mais inovadores do século 20, Scriabin chegou a ser chamado de “pai da música do futuro”. Ele acreditava na ideia de "obra de arte total” ao compor suas obras. Concerto para piano em fá sustenido menor, Op. 20, é uma peça em três movimentos, de ritmos complexos e linhas melódicas românticas. Para Jamil Maluf, trata-se de um “precioso concerto”. “É uma obra-prima raramente tocada no Brasil e, mesmo quem não conhece o concerto, sente-se imediatamente atraído por sua beleza sonora e sua envolvência.”

A pianista Jasmin Arakawa, que faz o solo da peça de Scriabin, é professora na Universidade de South Alabama, nos Estados Unidos, e dedica-se ao repertório de compositores espanhóis e latino-americanos. Ela coleciona apresentações no Carnegie Hall (Nova York), Salle Gaveau (Paris) e Victoria Hall (Genebra). Já foi solista com a Orquestra Sinfônica Philips, em Amsterdã, e participou de festivais no Canadá, México e Europa. Esta é a quarta vez que Jasmin participa do Feimep, sendo a segunda como solista da Sinfônica de Piracicaba.

Também considerada uma obra romântica, Abertura Trágica, op. 81, foi escrita pelo compositor alemão Johannes Brahms com a intenção de suscitar fortes emoções no público e, ao contrário do sugere o nome, é conhecida pelo caráter turbulento e dramático. Já a composição Abertura Fantasia, de Tchaikovsky, é uma espécie de poema sinfônico inspirado em trechos centrais do drama Romeu e Julieta, de William Shakespeare. O tema romântico foi utilizado em vários comerciais e filmes.

Esta é a terceira apresentação de Jamil Maluf no Feimep. No ano passado, ele regeu o concerto de abertura da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, então como regente convidado. No encerramento, em 2014, assumiu a regência da Orquestra Acadêmica do Festival, que se repete este ano, no sábado, 25, às 20h, no Teatro do Engenho. “Acredito que a abertura do Feimep pela Sinfônica de Piracicaba se tornará tradição, assim como a Osesp abre, todos os anos, o Festival de Inverno de Campos de Jordão. Afinal, a OSP é a orquestra oficial da cidade de Piracicaba.”

INGRESSOS – Especialmente para a abertura da sexta edição do Feimep, a distribuição dos ingressos para as duas apresentações da Orquestra Sinfônica de Piracicaba será feita no sábado, 18, das 14h às 18h, e no domingo, 19, a partir das 13h. A capacidade do Teatro Municipal Erotídes de Campos é de 422 lugares, sendo permitidos dois ingressos por pessoa.

A Sinfônica de Piracicaba completou 115 anos em março de 2015 e, como forma de resgatar a sua história, organiza uma exposição no hall do Teatro do Engenho. São fotografias e dados sobre os personagens que contribuíram para a sua manutenção ao longo das décadas. Ainda no hall, o público pode adquirir a camiseta comemorativa aos 115 anos.

Iniciada em abril e prevista até o mês de dezembro, a Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com apoio da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Rádio Educativa FM e Maison Vivenda Buffet.

SERVIÇO – Concerto da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Domingo, 19, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, Parque do Engenho Central). Horários: 14h (ensaio aberto ao público) ou 17h (abertura do 6º Feimep). Os ingressos são gratuitos. Classificação livre. Mais informações: (19) 3413-5212.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OSP
Rodrigo Alves – (19) 99147-5733

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Elza Soares e Wilson das Neves



Elza Soares e Wilson das Neves relembram a velha parceria que resultou no álbum de 1968 com shows no Sesc Vila Mariana, rua Pelotas, 141, em São Paulo, neste sábado, 4, às 21 horas, e domingo, 5, às 18 horas. Wilson é o baterista preferido de 9 entre 10 artistas da MPB, além de grande cantor e compositor. Elza é a rainha do suingue que todos conhecem.

Tiso, Tunai e os Hime em Búzios

    Wagner Tiso e Tunai no Porto da barra

Nesta sexta, 3, o maestro Wagner Tiso e o cantor e compositor Tunai se apresentam no Clube de Esquina, no Porto da Barra, em Manguinhos. No sábado, 4, Francis e Olivia Hime são a atração.

   No sábado, Francis e Olivia Hime

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Marc Ford no Bourbon



Marc Ford (Black Crowes) e Republique du Salem, neste diz 8 de Julho, no Boubon Street, às 21h30. Avenida Indianópolis, 127.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Jazz e rock no Embu

    Tito Martino Jazz Band

O inverno segue quente n'O Garimpo. Nesta sexta, 3, a banda Blues Pack se apresenta no Biergarten, às 21 horas, e Jack Jhonnie, às 22h30, no Pub. No sábado, 4, Tito Martino Jazz Band toca no Biergarten, às 21 horas e o Rolling Stones Brasil toca no Pub, às 22h30. O Garimpo fica na Rua da Matriz, 136, Centro, Embu das Artes, São Paulo.

Marcelo Nova no Gillan's


Marcelo Nova, o baiano sem axé, fiel escudeiro de Raul Seixas, se apresenta dia 25 de julho no Gillan's Inn English Rock Bar, rua Marquês de Itu, 284, Vila Buarque, São Paulo. Neste dia 2, quinta, quem balança os alicerces da casa é o Ponto pro Rock. Na sexta, é a vez do Last Rebel.