quarta-feira, 17 de junho de 2015

Festival de Música Erudita

 Jovens talentos têm sua vez no Festival internacional de Musica Erudita de Piracicaba

Estão abertas as inscrições de jovens instrumentistas para o 6º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), que acontece de 19 a 25 de julho. Professores do Brasil e do exterior orientam os talentos do futuro. As instruções para os interessados seguem abaixo. Maiores informações no site www.feimep.com.br.


As inscrições para instrumentos de cordas seguem até 10 de julho, no valor de R$ 100. Há vagas para masterclasses de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano. A participação é aberta a estudantes de diversas faixas etárias de universidades e conservatórios brasileiros e de outros países, em diferentes níveis de formação.

A sexta edição oferece ainda os Encontros com Jovens Regentes, com o maestro Jamil Maluf. Para este caso, a ficha deve ser preenchida até 30 de junho e, além do currículo, o músico deve enviar um vídeo regendo orquestra ou coro. Haverá triagem para definir os contemplados (quatro ativos e seis ouvintes). Os aprovados devem ter preparadas as peças Suite Holberg, de Edvard Grieg, e Suite St. Paul's, de Gustav Holst.

Para efetivar a inscrição é necessário escolher o instrumento de interesse e a modalidade em que deseja participar (aluno regular ou bolsista). Após o pagamento, o comprovante deve ser anexado no próprio site, ao lado do campo para envio do currículo. O aluno que optar pela inscrição como bolsista deve apresentar justificativa para isenção da taxa.

O Feimep oferece hospedagem, com monitores e segurança. A reserva é garantida mediante o pagamento adicional de R$ 100. O custeio do transporte até o Feimep é de responsabilidade do estudante, que tem assegurado o deslocamento no percurso aulas-alojamento-concertos.

A divulgação de todos os inscritos, como também dos contemplados com bolsa, ocorre em 15 de julho. As aulas acontecem na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e os concertos no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.

A direção artística e coordenação pedagógica do Feimep tem a assinatura do violoncelista piracicabano André Micheletti, professor de música da USP (Universidade do Estado de São Paulo) de Ribeirão Preto. “A concepção do Feimep é de um evento democrático, em que a celebração da música se dá por meio da integração entre estudantes e corpo docente”, destaca.

PROFESSORES – Ministram as masterclasses de violino a instrumentista Vèronique Mathieu (Canadá-EUA) e o piracicabano Cláudio Micheletti. Jasmin Arakawa (Japão-EUA) dá as aulas de piano, enquanto o brasileiro Sérgio de Oliveira o curso de contrabaixo, e Fábio Presgrave e André Micheletti as de violoncelo. As aulas de viola ficam com Alexandre Razera.

A exemplo do que aconteceu na edição anterior, o maestro Jamil Maluf faz a regência da orquestra acadêmica do festival, no encerramento da programação. Maluf é o atual diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e recebeu quatro prêmios de Melhor Regente de Orquestra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

O Feimep é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, com apoio da Rádio Educativa FM, Associação Amigos Mahle  Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário