sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Música clássica no CCBB


O maestro Júlio Medalha é o curador da série de concertos de música clássica do Centro Cultural Banco do Brasil. Serão sete concertos nos dias 22 de novembro e 13 e 19 de dezembro. Os concertos acontecem na Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco e no CCBB São Paulo. Grupos de formação  heterogênea e de repertório diversificado estão no programa. Clique abaixo para ver a programação completa.


São Paulo receberá, a partir de 22 de novembro, sábado, às 13h, e até maio de 2015, a série Concertos CCBB de Música Clássica. Serão 7 concertos na recém restaurada Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, localizada no Largo de São Franscisco, ao lado da Faculdade de Direito, um dos espaços mais representativos do estilo barroco em São Paulo, e mais 1 concerto especial de Natal no saguão do CCBB-SP, às 12h30. Com curadoria do maestro Julio Medaglia, a série tem um repertório eclético e reunirá nomes conhecidos da música clássica/instrumental paulistana. Com realização do Centro Cultural Banco do Brasil, o evento tem entrada franca.
A série Concertos CCBB de Música Clássica trará grupos com formações bem diversificadas, tanto de repertório como de instrumentos, para atrair um público amplo que terá acesso a um panorama de várias vertentes da música erudita.

No dia 22 de novembro, sábado, às 13h, será a inauguração da série com a primeira apresentação de música clássica na Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco após a reforma. O repertório terá uma predominância de música sacra com obras de Haendel, Vivaldi, Mascagni, De Curtis, Bach e Villa-Lobos, entre outros. Esse concerto trará a Camerata Solistas Paulistas formada por um coro de 20 vozes e uma orquestra de 25 instrumentistas sob regência do maestro Júlio Medaglia. A Primavera de Vivaldi terá como solista o violinista Nadilson Gama.

O lado eclético será ainda mais perceptível na apresentação do dia 13 de dezembro, sábado, às 13h, com dois grupos distintos. O Musicaplenada musicóloga, pesquisadora e mezzo-soprano, Anna Maria Kieffer, apresenta obras do período renascentista (alaúde, órgão, violino barroco e viola de gamba), com instrumentos de época, com homenagem aos 450 anos de nascimento de Shakespeare em um programa que mostra alguns aspectos da música e dos compositores que contribuíram para a evolução do teatro inglês: do teatro ornado de música à ópera propriamente dita. No repertório terá obras de Dowland, Byrd, Morley, Henrique VIII, Purcell, Haendel e Arne. Já oBrassuka conta com 10 instrumentistas que se apoiam no som forte dos metais (Trompetes Trompas Trombones Tuba) e interpretam Bizet, Offenbach, Puccini e Villa-Lobos.

O Natal será celebrado nessa série no saguão do CCBB-SP no dia 19 de dezembro, sexta-feira, às 12h30. ACamerata Solistas Paulistas sob regência do maestro Julio Medaglia, interpretará canções eruditas de repertório natalino, algumas bem conhecidas do público como Noite Feliz e Adelis Fidelis, com obras de Haendel, Purcell, Bach, entre outros.
De janeiro a maio a série continua com 5 encontros inéditos entre grupos importantes do universo paulista sendo que, dentre os grupos convidados pelo curador, se encontram:

Vox Brasiliensis dirigido por Ricardo Kanji (música antiga)
Opus Brasil Quinteto de Sopros
Sómetais Quinteto de Metais
Duo Barboza Baron  -  Flauta ,  Harpa , Quarteto de Cordas
Colegium Musicum (Conjunto Vocal Instrumental)
Conjunto de Violoncelos da UNICAMP
Sujeito a Guincho (quinteto de clarinetas)
Coral da Cultura Inglesa

Esta série de concertos dialoga e interage com outras linguagens -  arte barroca, arquitetura e história de São Paulo, uma vez que será realizada dentro de uma Igreja que foi palco de encontros e importantes discussões da sociedade paulista de variadas épocas, desde quando foi construída, no século XVII. A acústica da Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco e a arquitetura barroca ampliarão as percepções do público sobre o universo de musica clássica.
Em 1642 foi construída a capela e mais tarde, ampliada com projeto do Frei Galvão, sendo inaugurada em 1787 com o nome de Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco. A igreja fica no Largo São Francisco, ao lado da Igreja São Francisco de Assis e da Faculdade de Direito, no centro de São Paulo. Em 1982, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com o passar do tempo, a Igreja sofreu um grande desgaste estrutural e em 2007 foi interditada. A partir de 2009, com o apoio do Governo do Estado e de patrocinadores como a Brasilprev Seguros e Previdência S/A, as obras emergenciais e de restauro foram realizadas e a Igreja foi reaberta em 23 de maio de 2014. Considerado um dos espaços mais representativos do estilo barroco em São Paulo a igreja tem as paredes de taipa de pilão, tijolos e pedras, algumas relíquias do século XVII e XVIII, como bustos de terracota, santos-de-roca, indumentárias sacras, pinturas e a rica decoração que faz menção a vida de São Francisco. Há obras raras do pintor José Patrício da Silva Manso.

Agenda da Série Concertos CCBB de Música Clássica de 2014:
Todos serão na Igreja, exceto o de Natal do dia 19 de dezembro
22 de novembro, sábado, às 13h – Camerata Solistas Paulista – Maestro Júlio Medaglia

13 de dezembro, sábado, às 13h – Dois grupos – Musicaplena – com o repertório Music for a While – Música no Teatro Inglês de Shakespeare a Handel (em homenagem aos 450 anos de nascimento de Shakespeare) e o grupo de metais Brassuka

19 de dezembro, sexta, às 12h30 – Concerto de Natal - Camerata Solistas Paulista – regência de Júlio Medaglia – no saguão do CCBB São Paulo

Detalhes dos concertos de 2014 por data com programa completo:

22 de novembro – Camerata Solistas Paulista – Maestro Júlio Medaglia
Camerata Solistas Paulistas é formado por um coro de 20 vozes e 25 instrumentistas, 2 solistas vocais um solista de violino, entre músicos selecionados entre as melhores orquestras paulistas, sob a regência do maestro Júlio Medaglia.

Programa
Antonio Vivaldi – Primavera das 4 Estações (violino e orquestra) Solista Nadilson Gama, violinista
Andre da Silva Gomes – Ofertório: 1º Domingo da Quaresma (coro e orquestra)
J. S. Bach – Coral da Paixão Segundo São Mateus (coro e orquestra)
J. Bach – Ária para 4ª Corda (da Suite Orquestral n° 3)
J. Bach – Jesus Alegria dos Homens (coro e orquestra)
Villa-Lobos – Bachiana Brasileira nº 4 “Prelúdio” (orquestra)
F. Händel – And the Glory of the Lord (coro e orquestra)
P. Mascagni – Intermezzo da Cavaleria Rusticana
De Curtis – Ti Voglio Tanto Bene   Solista: Jarbas Taurino
De Curtis – Torna a Surriento   Jarbas Taurino
S. Cardillo - Core ‘ngrato   Jarbas Taurino
Hino  São Francisco de Assis  - Jarbas Taurino
F. Händel – Aleluia do “Messias”  (coro e orquestra)

Dia 13 de dezembro – Dois grupos  - Musicaplena e Brassuka
Sob coordenação da musicóloga, pesquisadora e mezzo-soprano, Anna Maria Kieffer, o Musicaplena aborda o meio musical na época de Shakespeare, as peças e os instrumentos do período. Os 450 anos de nascimento de William Shakespeare (2014) motivaram-na a criar o espetáculo Music for a While - música para o teatro inglês de Shakespeare a Handel, com a trilha incidental das peças do dramaturgo.
Music For a While - Música no Teatro Inglês: de Shakespeare a Handel
Músicos
Sui Wong, soprano
Anna Maria Kieffer, mezzo – soprano        
Alessandro Greccho,  tenor                   
Carolina Rosati Colepicolo, violino barroco
Iara Ungarelli, viola da gamba       
Rosimary Parra, alaúde, guitarra barroca
Leonardo Fernandes, flautas, cravo,  órgão
Coordenação Geral: Anna Maria Kieffer
           
Programa:
William Byrd (1540-1630) - Hey Ho to the Greenwood                                        
John Dowland  (1563-1638) - The Queen’s Galliard
John  Dowland  - Flow My Tears                                   
John Dowland  - Can she excuse/ The Earl of Essex Galliard
John Dowland  - Come heavy sleep
John Dowland - Go, nightly cares
John  Dowland - Fine knaks  for ladies
Anônimo, Pammelia, 1609 -  Hey Ho, Nobody at HomeW. Shakespeare (1564 -1616)  Prólogo
(trecho de “ The Taming of the Shrew  /A Megera Domada”)
Thomas Morley ( 1557? – 1602)The Lord Souche’s Maske
Anônimo  -  The Willow Song ( “Othelo”)
Thomas Morley  (1557 -1602 )    It was a lover and his lass (”As You Like It / Como Quiseres”)
King Henry VIII (1491-1547) - Come away, death (“The Twelfth Night” / Noite de Reis”)
Thomas Augustin  Arne (1710- 1778) Where the Bee Sucks (”The Tempest / A Tempestade”)
John Wilbie ( 1574?-1638)  - Adieu Sweet Amaryllis                                        
W. Shakespeare (1564 -1616)   Epílogo
(trecho de “A Midsummer Night's Dream / Sonho de uma Noite de Verão”)
H. Purcell (1659 - 1695) - Music for a while (“Oedipus”- John Dryden)
G.  F. Handel            (1685 – 1759) -  V’adoro, pupille (“ Giulio Cesare”)
G. F. Handel -  Dopo notte  (“Ariodante”)
B r a s s u k a - Música para metais da Renascença ao Barroco
Grupo de instrumentos de sopro (10 instrumentistas: Trompetes Trompas Trombones Tuba)
Brassuka é um grupo camerístico de São Paulo que vem desenvolvendo intenso trabalho de aperfeiçoamento e difusão da música de câmara para quinteto de metais. 
Nascido através do desejo e empenho de jovens músicos profissionais que buscam presentear os palcos brasileiros com um som diferenciado, instigante e inovador, o BrassUka aposta em uma formação camerística bastante presente em países da Europa e nos Estados Unidos, porem pouco divulgadas no Brasil, o que resulta em um som surpreendente e harmonioso, de uma sutileza impressionante, jamais esperada devido à força dos metais.

Programa
Fanfare La Peri (Paul Dukas)
Carmem - Aragonaise / Habanera / Toreador (Georges Bizet)
Can Can - Brass ensemble (Jacques Offenbach)
Nessum dorma (Giacomo Puccini)
Sonata No 22 (Johann Pezel)
Pavane Batallie (Tielman Susato)
Danças Renascentistas (Tielman Susato)
Earl of Oxford's March (William Byrd)
Suíte Batalha (Samuel Scheidt)
O Trenzinho Caipira (Villa-Lobos)

Dia 19 de dezembro – Repertório Natalino
Camerata Solistas Paulistas  - Maestro Júlio Medaglia

Programa
H. Purcell – Trompet Volumptary (Fanfarra) orquestra
Anônimo medieval – Gloria (coro e orquestra)
João IV de Portugal – Adeste Fidelis (coro)
Gruber – Noite Feliz (coro e orquestra)
J. S. Bach – Jesus Alegria dos Homens (coro e orquestra)
Folclore – Pastoril Alagoano (coro e orquestra)
Cesar Frank – Panis Angelicus (Marta Dalila Mauler, coro e orquestra)
Albinoni – Adagio (orquestra e poema natalino)
F. Schubert – Ave Maria (Marta Dalila Mauler e orquestra)
Assis Valente – Boas Festas (coro e orquestra)
F. Händel – Aleluia (coro e orquestra)

Ficha Técnica
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Coordenação projeto: Regina Rosa
Curador convidado: Maestro Julio Medaglia
Locais:  Igreja de São Francisco das Chagas e CCBB-SP
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Repertório : Europeu e Brasileiro

SERVIÇO:


Concertos CCBB de Música Clássica
Locais:  Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco (13h) e Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo (12h30)

Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco
Endereço: Largo São Francisco, 173 - Sé - São Paulo -SP
A igreja faz visitas guiadas aos sábados às 10h.

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651/3652
Funcionamento: quarta a segunda, 9h às 21h

Classificação indicativa: livre
Duração: 80 minutos

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal //

Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário